Guimarães Erasmus+ – Fomentando a conexão e a inclusão
Em janeiro de 2024, embarquei numa jornada transformadora. Desta vez, para a bela Guimarães e a sua história e ancestralidade incansáveis. Foi outro maravilhoso projeto Erasmus+ sobre Empreendedorismo Digital, organizado pela Associação Proacting. Este projeto teve uma facilitadora encantadora e adorável, a Patrícia, e a Julia, a nossa deusa da logística, que também facilitou as atividades.
Este projeto reuniu 30 pessoas inspiradoras de mais de 6 países diferentes, com vidas e sonhos distintos. No entanto, algo se destacou. Uma linha comum emergiu – o medo de não ser capaz de se conectar e expressar verdadeiras emoções. Isso me ensinou e me fez refletir sobre quão maravilhosamente semelhantes os seres humanos podem ser. Todos tinham essa base comum de insegurança e o desejo de se conectar uns com os outros, e todos queriam se sentir amados, compreendidos e em paz.
O Erasmus+ parecia ser muito mais do que uma plataforma para educação não formal, festas e viagens. Era um testemunho da necessidade humana de inclusão e da liberdade para se expressar. Ele mostrou-nos ativamente que a liberdade de expressão é algo que consideramos uma necessidade primordial para nos sentirmos melhor. Devemos frequentemente procurar outros e quebrar as barreiras invisíveis que tendemos a criar. Num mundo onde a tecnologia nos conecta virtualmente, o Erasmus+ nos lembrou da importância profunda das conexões genuínas, cara a cara.
As ansiedades sobre fazer amigos e superar as diferenças culturais eram palpáveis, mas à medida que os dias se desenrolavam, também se fortaleciam os laços entre nós. Agradeço a todos os que fizeram parte disso por serem importantes na minha jornada pessoal e por um mundo melhor.